Palestrantes Confirmados

 

Dr. Sigmar de Mello Rode (Presidente da ABEC)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Clínicas Odontológicas (Prótese Completa), pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Odontologia (Dentística) pela Universidade de São Paulo (1990). Livre-Docente em Dentística pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (1997), Titular pela Universidade de Taubaté (2005) e Titular pela Faculdade de Odontologia de São Jose dos Campos da Universidade Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Professor Titular de Materiais Dentários da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Exerce a função de Ex-Presidente da Região Latino Americana da International Association for Dental Research e é Presidente da Associação Brasileira de Editores Científios, ABEC Brasil. Foi Editor Científico da Brazilian Oral Research (2006-2014). Tem experiência na área de Ensino, Editoração Científica e de Morfologia, com ênfase em Polpa Dentária, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica odontológica, biocompatibilidade, prótese, prótese bucomaxilofacial e odontologia.

 

Dr. Piotr Trzesniak (UNIFEI)

Licenciado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (São Paulo/SP, Brasil) e Bacharel, Mestre e Doutor em Física pelo Instituto de Física da mesma Universidade. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Itajubá (UniFEI), Itajubá/MG, Brasil, desenvolveu pesquisas em Física da Matéria Condensada (propriedades elétricas e ópticas), em Física Nuclear (dosimetria de radiações ionizantes) e em Ensino de Física. Atuou na UniFEI nos programas de pós-graduação em Materiais para Engenharia e em Engenharia de Produção, trabalhando com temas de sua formação, de garantia de controle de qualidade, de metrologia, de desenvolvimento de indicadores em geral e de metodologia de pesquisa, epistemologia e construção do conhecimento.
Ainda na UniFEI, foi editor da revista Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, o que o fez envolver-se em Comunicação Científica, Ciência da Informação e outras áreas do conhecimento. Tem prestado assessoria e/ou participado de Comitês no CNPq, Capes, SciELO e Ibict e, fora do Brasil, junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia de Moçambique. Foi Editor Geral da Advances in Scientific and Applied Accounting, Editor Gerente do Interamerican Journal of Psychology e Editor Associado da Revista Brasileira de Ensino e Pesquisa em Administração. Foi, ainda, Editor Associado da newsletter da International Society for Theoretical Psychology. Tem atuação como consultor da Brazilian Veterinary Research e do Journal of Operations and Supply Chain Management. É integrante do Conselho Diretor, participante do Corpo Científico e/ou parecerista de revistas de Ciência da Informação, de Administração, de Enfermagem, de Psicologia, de Ensino de Física e de Fonoaudiologia. Integrou por oito anos a diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) e por outros dois, a da Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia (Abecip), de que é sócio-fundador.Aliada a sua formação como pesquisador, essa atuação interdisciplinar tem-lhe permitido contribuir não apenas na comunicação científica nas várias áreas, mas também em pesquisas específicas dentro delas, o que se traduz em publicações e comunicações no país e no exterior.

 

Dr. Valtencir Zucolotto (IFSC/USP)

 

Valtencir Zucolotto

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5768000922241088
  • Última atualização do currículo em 15/04/2015

 

Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). É Professor Associado (Livre Docente) no Instituto de Física de São Carlos - IFSC da Universidade de São Paulo (USP), onde coordena o Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia GNano/IFSC/USP. É presidente da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do IFSC/USP. Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2003). Estágio na University of Massachusetts at Lowell, USA (2000-2001). Foi professor Visitante na Universidade Joseph Fourier, Grenoble, França, em 2010. Tem experiência nas áreas de Nanotecnologia e Desenvolvimento e Aplicação de Nanomateriais em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Nanomedicina, Desenvolvimento de Nanomateriais para Diagnóstico e Terapia, Polímeros, Automontagem, Biossensores, Grades de relevo superficiais, e nanocompositos. Desenvolveu e ministra anualmente o curso de Pós-Graduação em Técnicas de Escrita Científica em Inglês. Desenvolveu e ministra vários minicursos sobre escrita científica e como escrever artigos científicos em várias universidades do Brasil e exterior. Atualmente desenvolve pesquisa acerca da utilização de nanomateriais em medicina e estuda os efeitos de toxicidade de nanoprodutos em células e tecidos vivos. Publicou mais de 125 artigos em revistas internacionais e 9 capítulos de livros. Possui mais de 1900 citações e fator H 26. É editor associado da revista Journal of Biomedical Nanotechnology (Impact Factor 7.578) e Editor da Série de Livros Nanomedicine and Nanotoxicology (Springer). Maiores informações: www.nanomedicina.com.br e www.escritacientifica.com.

 

Dra. Isa Maria Freire (UFPB)

Iniciou sua carreira acadêmica em 1995, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT - UFRJ. É professora do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal da Bahia (colaboradora). Coordena a rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (com apoio CNPq/Universal) e o Projeto Rede de cooperação e aprendizagem na Ciência da Informação - UFPB e Universidade Estdual Paulista - Campus Maríia (Unesp/Marília), com apoio da Capes/Procad-Novas Fronteiras. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Ancib) no quadriênio 2012-2014. Editora científica da revista Informação& Sociedade: Estudos e editora-chefe da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB) e do blog De olho na CI . Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB. Na pós-graduação trabalha os seguintes temas: Comunicação da informação; Competências em informação; Políticas de informação; Inclusão social; Ética da informação; Responsabilidade social.


Ms. Denise Peres Sales (SCIELO)

Possui Graduação em Ciência da Informação com Habilitação em Biblioteconomia e em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005 e 2010) e Mestrado na área de Ciência da Informação pela ECA/USP (2011-2013). Atualmente é bibliotecária do SciELO - Scientific Electronic Library Online, atuando na área de avaliação e indexação de periódicos científicos brasileiros.

 

Dr. Manuel Garcia Flórez (RFS/USCO)

possui graduação em Licenciatura En Biologia - Universidad Distrital Francisco Jose de Caldas (2000), mestrado e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2001 - 2007). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação hormonal da glândula prostática, hormônios esteroides, interações epitelio-estroma, desreguladores endócrinos.  

 

Dr. Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF)

Doutorado em Comunicação e Mídia (UFRJ). Mestrado em Educação, pós-graduação em gerência de informática e pós-graduação em produção de software (UFJF). Bacharel em Direito, Licenciado em Pedagogia (UNISA), Bacharel em Informática (CES/JF). Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Coordenador da Pós-Graduação (Mestrado & Doutorado) Interdisciplinar em Cognição e Linguagem (PGCL/ UENF) desde março de 2008. Diretor de Pesquisa da ANINTER - SH - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (desde out/2014). Avaliador de cursos do Conselho Estadual de Educação (CEE/RJ). Avaliador de cursos e institucional do INEP/MEC, desde 2004. Avaliador Ad hoc CNPq - Ciências sem Fronteiras. Associado a CEAD, ABED, INTERCOM, ANINTER e a SBC. Atuou como Diretor Acadêmico na Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência nas áreas da Ciência Jurídica (Lógica Jurídica, Metologia da Pesquisa, Direito Informático e Crimes Virtuais) , Administração (SiG/ Gestão de Processos/ Gestão da Informação, Logística, Marketing e Gestão Empresarial), Educação (Gestão, Politica Educacional, Pesquisa Educacional e Tecnologias da Informação e da Comunicação), Inteligência Coletiva, entre outras. Autor de vários livros e artigos científicos nas áreas de TICs, Educação e Ciberespaço.

 

Dra. Maria Itayra Coelho de Souza Padilha (EFSC)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1978), Mestrado em Enfermagem pela EEAN/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Livre Docência em Exercício da Enfermagem pela UNIRIO/RJ (1991) e Doutorado em Enfermagem pela EEAN/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina no período de janeiro de 2003 ate dezembro de 2006. Atualmente é professor Titular do Departamento de Enfermagem da UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Chefe do Departamento de Enfermagem desde outubro de 2013 ate outubro de 2015. Está como Editora da Revista Texto & Contexto Enfermagem desde agosto de 2010. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em História da Enfermagem. Atua nas linhas de pesquisas História da Saúde e Enfermagem e Educação em Saúde e Enfermagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: ensino da historia da enfermagem, enfermagem pre-profissional, gênero, educação em saúde, enfermagem em saúde do adulto, reforma psiquiátrica e ética. Tem livros e capítulos de livros nacionais e internacionais e vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. E membro de conselho editorial e consultora Ad hoc de vários periódicos no Brasil, America Latina e Canada. Pós-Doutora em História da Enfermagem pela Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto. Adjunct Professor at Lawrence Bloomberg Faculty of Nursing at University of Toronto/Canada. Pesquisadora do CNPq -1A.

 

Dr. Octavio Muniz da Costa Vargens (UERJ)

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1978), Habilitação Em Enfermagem Obstétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1996). Em 2008 concluiu pós-doutorado na Universidade de Toronto (Canadá). É professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, cuidar em enfermagem, enfermagem obstétrica, parto, gênero e sexualidade, e câncer de mama. É Editor Científico da Revista Enfermagem UERJ (Qualis B1). 

 

Dr. Francisco Carlos Félix Lana

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), Especialização em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (1988), Mestrado (1992) e Doutorado (1997) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Professor Associado IV do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor da Escola de Enfermagem da UFMG Gestão 2002-2006 e Editor Geral da Revista Mineira de Enfermagem (período 2003 a 2008). Atua na graduação na área de enfermagem na atenção primária à saúde e no Programa de Pós-graduação em Enfermagem na área da saúde coletiva, desenvolvendo a linha de pesquisa ;Promoção, Prevenção e Controle de Agravos à Saúde;, com ênfase na abordagem de políticas e programas de saúde, epidemiologia, vigilância à saúde e organização de serviços dirigidos às doenças crônicas não-transmissíveis e infecciosas e parasitárias com ênfase em hanseníase. Exerce atualmente o cargo de Coordenador do Colegiado de Pós-Graduação. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Hanseníase - NEPHANS. Participa do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia (NIEPE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva. Coordenador da Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Brasil (BVS Enfermagem) e da BVS Enfermería Internacional, projetos desenvolvidos em parceria com a BIREME/OPAS/OMS, Ministério da Saúde, Associação Brasileira de Enfermagem, centros de pós-graduação da enfermagem brasileira e instituições de enfermagem no âmbito ibero-americano. 

 

Dr. Gildenir Carolino Santos (UNICAMP)

  

Possui Bacharelado em Biblioteconomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas [1991]. Mestrado [2002] e Doutorado [2008] em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde também atuou como Diretor Técnico de Serviços; Pós-Doutorado em Divulgação Científica pela Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas [2012]. Concluiu também pela Universidade Estadual de Campinas, o curso de Especialização de Desenvolvimento Gerencial em Instituições Públicas [2008]. Foi bolsista-visitante (consultor) atuando junto ao CCN, ISSN e Rede Latindex na Coordenação de Atendimento a Comunidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia [IBICT]. Editor de duas revistas científicas digitais das áreas de Educação e Biblioteconomia. Vice-coordenador nacional do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação. Foi por 20 anos coordenador da Edubase (base de dados nacional em educação da UNICAMP). Editor desde fevereiro de 2015 do e-LIS (Repository e-prints Library and Information Science) Organiza e coordena projetos para elaboração de bibliotecas tradicionais e digitais, bem como bases de dados. Tem experiência na área de Educação, e na área da Biblioteconomia e Ciência da Informação, como também em competência em informação, editoração científica, periódicos eletrônicos científicos, e indexação. Desde novembro/2014 é coordenador do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos da Universidade Estadual de Campinas. 

 

Dr. Manuel Amezcua Martínez (Fundação Index – Espanha)

http://directorio.ugr.es/static/PersonalUGR/*/show/1d146d0edb00db689cade4799e5023ce

 

 

Natural de Jaén, criado en Bélmez de la Moraleda, donde radica su familia. Estudia Enfermería y Antropología, y en la actualidad desarrolla su actividad profesional como Jefe de B. de Docencia e Investigación del Hospital Universitario San Cecilio de Granada. Como INVESTIGADOR SANITARIO tiene una dilatada trayectoria profesional, siendo el tercer autor con mayor impacto bibliométrico en el espacio científico Iberoamericano en su área de conocimiento. Es Profesor de Metodología de Investigación y Escritura Científica en la Escuela de Investigadores de la Fundación Index, Profesor Honorario del Departamento de Enfermería de la Universidad de Alicante, así como profesor invitado en diversas universidades de Europa y América, entre ellas la Univ. Autónoma de Madrid, de Zaragoza, la UPTC y la Nacional de Colombia, la UNAM y la Autónoma de Coahuila en México, la Universidad Federal de Santa Catarina de Brasil, la Universidad de Concepción y la Universidad Austral de Chile, la Universidad Centroccidental de Venezuela, y la Escuela Superior de Enfermería de Coimbra (Portugal). Investigador del Laboratorio de Antropología Cultural de la Universidad de Granada, ha realizado trabajo de campo etnográfico en la Sierra Sur y en Sierra Mágina (Jaén, España), en el norte de África (Sahara Occidental y Magreb), y en América Latina (Amazonía, Andes colombianos, Caribe y Centroamérica). Sus áreas de interés son la cultura de los cuidados y la evaluación del conocimiento enfermero. Es productor de la base de datos bibliográfica CUIDEN y dirige la revista Index de Enfermería, colaborando en el consejo editorial de una decena de revistas científicas del ámbito de la enfermería y la antropología. Presidente de la Fundación Index (Gestión del Conocimiento en Cuidados de Salud), pertenece a una docena de sociedades científicas, actualmente es Presidente del Consejo Iberoamericano de Editores de Revistas de Enfermería. Conferenciante habitual en reuniones científicas, es autor de numerosos artículos publicados en revistas nacionales e internacionales, así como de más de diez libros en su área de conocimiento. http://www.index-f.com/

 

Ms. Claudiane Weber (UFSM)

  

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Psicologia, na Universidade Estatal de São Petersburgo, Russia. É professora da Antonio Meneghetti Faculdade (AMF). Integrante do Corpo Editorial da Saber Humano (ISSN: 2178-7689). Trabalha com a difusão do acesso livre à informação científica brasileira junto à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde compõe a Comissão para Implantação do Repositório Institucional e da Rede Cariniana Lockss de preservação digital. Realiza os estudos para aplicação do DOI e demais ferramentas da CrossRef para periódicos, que de maneira pioneira foi aplicado no Portal de Periódicos http://periodicos.ufsc.br/ Trabalhou com a difusão do acesso livre à informação científica brasileira, junto ao Sistema de Bibliotecas da UFSC, na qual desenvolveu e auxiliou na coordenação do repositório institucional http://repositorio.ufsc.br/. Foi professora dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Implantou e atua como bibliotecária da Biblioteca Humanitas da AMF. Tem experiência em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, fotografia e imagens.

 

Ms. Luciana Christante de Mello (Springer)

Luciana Christante de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5802355567172086
  • Última atualização do currículo em 22/12/2014

 

 

Bacharel em Farmácia-Bioquímica e mestre em Neurociências pelas Universidade de São Paulo, com especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp. Trabalhou como editora-assistente para revistas como Scientific American e Mente & Cérebro, foi editora-chefe da revista Unesp Ciência e atualmente é editora de aquisições e desenvolvimento para o Biomed Central/Springer.

 

Ms. Andrea Gonçalves do Nascimento (UNIRIO)

Andrea Ferreira Gonçalves do Nascimento

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2052432238666012
  • Última atualização do currículo em 21/04/2015

 

 

Mestranda em Biblioteconomia pela UNIRIO, pós-graduada em Tecnologia da Informação pela New York University (2013) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, é Consultora Senior na Wood Mackenzie. Atuou como Gerente de Treinamento para a América Latina na ProQuest. Trabalhou na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, coordenando o consórcio de recursos eletrônicos da rede de bibliotecas do Sistema ONU, e como gerente de vendas de publicações da ONU para todo o mundo. Foi pesquisadora convidada no projeto RedALyC (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe), na Universidad Autónoma del Estado de México. Foi coordenadora da área de publicação eletrônica da Rede SciELO Scientific Electronic Library Online, no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPS/OMS). Colaborou na implementação do portal web da Universidade de São Paulo, e participou do projeto A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro, da Escola do Futuro da USP.

Site desenvolvido por

Fabio Fortes

Copyright © 2014-2015 SINUEC

Notícias

Certificados já estão disponíveis

21/05/2015 20:10
Os certificados do I SINUEC já podem ser...